Aluno
O curso é de explodir a cabeça! Dr. Calvilho é capaz de reunir tudo aquilo que é indispensável de se conhecer na beira do leito e passa de forma didática, direta e sem vaidade. Não enxergo como um curso de ecocardiografia básica, mas sim como um curso de propedêutica armada. É a extensão do exame físico e é fundamental que seja conhecido por todo médico que lida com pacientes potencialmente graves. O curso é extremamente pratico: Tudo que é passado é incorporado ao conhecimento e à prática diária, de forma a gerar mudança de conduta. A medicina bem aplicada salva vidas. Esse curso salva vidas.
Aluno
Curso extremamente útil para quem quer aprender desde o mais básico como ligar propriamente o aparelho, ajustes básicos para obtenção de uma imagem com qualidade e quais as principais janelas que um clinico deve dominar para o dia a dia na emergencia. Me surpreendi positivamente com a didática adotada no curso e hoje estou muito mais seguro de como avaliar visualmente uma veia cava, tamponamento cardíaco, função ventricular. Todo estudante de medicina/médico deveria ter esse primeiro contato com o USG.
Aluno
Recomendo o curso para iniciantes no POCUS para melhorar as condutas frente a pacientes críticos e em instabilidade hemodinamica. Sou diarista e plantonista de uma UTI. O curso me ajudou muito em vários aspectos, principalmente as dúvidas referentes ao posicionamento adequado do transdutor e a interpretação focada das imagens, sem necessidade da realização de medidas de cálculo. Eu tentava fazer cálculos de VTI e diâmetro de saída de VE pra estimar DC e quase nunca dava certo (pacientes muito graves, pouca experiência, pneumopatas e etc), com essa análise subjetiva, venho tendo mais sucesso nas condutas.
Aluno
Um curso didático e apropriado para clínicos e cardiologistas. Mesmo para aqueles que estão tendo contato inicial com a ecocardiografia, o curso se mostra certeiro em apontar o que o clínico precisa avaliar e interpretar. Sem o foco em minúcias técnicas, o curso é voltado para a prática, como deve ser na ampla maioria das situações cotidianas. Auxilia demais na abordagem diagnóstica de inúmeras patologias. Indico a todos, especialmente emergencistas, intensivistas e aqueles que estão iniciando os estudos em cardiologia. Nota 10/10.
Aluno
O curso do dr calvilho eh claro e objetivo. Já havia feito 2 cursos de ECO anteriormente, e definitivamente este foi de longe o mais aplicável a prática clínica.
O Poccus é uma técnica muito eficiente, porém existem alguns pontos de melhorias e fatores ultrapassados, particularmente no seu aprendizado. Isto faz com que muitos médicos tenham medo de aplicar efetivamente o método em benefício de seus pacientes.
Dr Antonio Calvilho, co-fundador da Echo Academy é especialista em ecocardiografia há mais de 10 anos, com artigos internacionais e participações em congressos nacionais importantes como DIC.
Durante esses anos, desenvolveu sua própria metodologia para análise do Ultrassom Beira Leito, chamado de Echo Scope -> Echo (Ecocardiografia) Scope (Escopia), é uma forma ainda mais rápida e eficiente de analisar o exame.
Aula 1 – Introdução ao curso (16 min + 2 PDFs)
Questões de autoavaliação da aula de introdução
Aula 2 – Introdução aos princípios ecocardiográficos (35 min) + Questões de autoavaliação da aula 2
Aula 3 – Entendendo as imagens do coração (20 min) + Questões de autoavaliação da aula 3
Aula 4 – Função ventricular esquerda (32 min + 1 PDF) + Questões de autoavaliação da aula 4
Aula 5 – Pericárdio (20 min) + Questões de autoavaliação da aula 5
Aula 6 – Ventrículo direito (28 min) + Questões de autoavaliação da aula 6
Aula 7 – Veia cava inferior (7 min + 1 PDF) + Questões de autoavaliação da aula 7
Aula 8 – Treinamento visual da função ventricular esquerda no ecocardiograma focado (11 min)
Aula 9 – Treinamento visual das alterações do pericárdio no ecocardiograma focado (11 min)
Aula 10 – Treinamento visual das alterações do ventrículo direito no ecocardiograma focado (11 min)
Aula 11 – Treinamento visual das alterações da veia cava inferior no ecocardiograma focado (11 min)
Aula 12 – Treinamento visual FINAL no ecocardiograma focado (MEGACODE) (12 min)
Aula 13 -Janelas ecocardiográficas complementares (24 min)
Ultrassom cardíaco – 1º evento ao vivo – Aula 1 (1h +13 min)
Ultrassom cardíaco – 1º evento ao vivo – Aula 2 (1h + 20 min)
Paciente adulto, 65 anos, apresenta-se ao pronto-socorro com quadro de febre, hipotensão, taquicardia e confusão mental. Suspeita-se de sepse de origem pulmonar.
O ultrassom POCUS revela uma disfunção significativa do ventrículo esquerdo, com redução da fração de ejeção e hipocinesia global.
A identificação rápida da disfunção do VE orientou imediatamente para o manejo adequado, incluindo o uso de fluidos com cautela, suporte vasopressor direcionado e terapia antimicrobiana ajustada, evitando o agravamento da disfunção cardíaca.
Recém-nascido de termo, 3 dias de vida, apresenta piora súbita no quadro respiratório, com cianose e taquicardia.
O ecocardiograma à beira do leito identifica acúmulo significativo de líquido pericárdico com sinais de tamponamento cardíaco, incluindo colapso diastólico do ventrículo direito.
O diagnóstico imediato de tamponamento cardíaco permitiu a rápida intervenção com pericardiocentese, resultando em melhora hemodinâmica imediata do neonato.
Paciente de 50 anos, com história de imobilização prolongada, apresenta-se com dispneia súbita, hipoxemia e dor torácica.
POCUS revela dilatação do ventrículo direito, hipocontratilidade do VD e septo interventricular com movimento paradoxal, sugerindo alta pressão pulmonar, compatível com TEP.
A descoberta da disfunção do VD orientou a terapia anticoagulante imediata e consideração para trombólise, dada a instabilidade hemodinâmica, facilitando uma abordagem terapêutica agressiva e direcionada.
Paciente de 40 anos, com dor abdominal aguda e hipotensão. Diferenciais incluem choque séptico versus choque hipovolêmico devido a sangramento interno.
O POCUS é realizado à beira do leito, mostrando função cardíaca normal, sem evidências de líquido livre intra-abdominal, e IVC (Veia Cava Inferior) colabável, sugerindo estado hipovolêmico.
A ausência de alterações no POCUS direcionou a equipe para o manejo de choque hipovolêmico, priorizando a ressuscitação volêmica rápida e investigação adicional para identificar a fonte do sangramento, ao invés de iniciar antibióticos para sepse sem evidência.
Estes casos ilustram como o POCUS pode ser uma ferramenta poderosa na avaliação rápida e direcionada de pacientes críticos, permitindo decisões clínicas imediatas e intervenções terapêuticas apropriadas.
7 dias corridos a partir da data de pagamento